Você sabia que não é qualquer chuveiro que você pode escolher pra sua casa?
Pois é! Hoje vamos entender o que você precisa saber (e checar na sua casa) para escolher um chuveiro elétrico de forma segura.
Primeiro, precisamos entender que o chuveiro elétrico é um equipamento que demanda BASTANTE corrente elétrica! E justamente por conta disso ele exige que a estrutura elétrica da sua casa (fiação e disjuntor) estejam adequados para o chuveiro que você quer.
Por isso, sempre que você for comprar um chuveiro novo, existem três especificações muito importantes que você precisa observar, que são:
TENSÃO ELÉTRICA: se o chuveiro é 127v ou 220v - ele deve ser compatível com a tensão que está disponível no ponto onde você quer instalar
DISJUNTOR: qual a capacidade do disjuntor que você deve ter em casa para suportar a corrente demandada pelo chuveiro
FIAÇÃO: qual a seção (grossura, bitola) da fiação que deve alimentar o seu chuveiro
MAS ONDE EU VEJO ISSO???
Estas informações vêm escritas tanto na embalagem do chuveiro quanto no próprio corpo dele (o que ajuda muito, porque a primeira coisa que a gente faz é jogar a caixa fora). Veja só:
A figura ao lado traz um exemplo de especificações que vêm descritas na embalagem de um chuveiro.
Ela traz informações como marca, modelo, potência e indica qual o disjuntor e a fiação necessárias:
disjuntor: 40 ampères
fiação: 6mm2
E abaixo outro modelo, com as especificações apresentadas diretamente no corpo do próprio chuveiro:
Neste caso, o disjuntor exigido por este chuveiro é de 30 ampères (30A) e a fiação de 4mm2.
E SE MEU DISJUNTOR OU FIAÇÃO FOREM DIFERENTES??
Se você instalar um chuveiro muito potente e tiver um disjuntor de capacidade menor do que a exigida, ele vai ficar desarmando todo o tempo, pois não suporta a corrente demandada.
Se você tiver um disjuntor de capacidade maior do que a exigida pelo seu chuveiro, você corre o risco de sobrecarregar a fiação e até causar um eventual incêndio, sem que o disjuntor consiga identificar essa sobrecarga (caso a fiação seja mais fina do que o necessário).
Tá, mas e aí, eu preciso reformar a elétrica da minha casa toda?
Não necessariamente.
Se você precisa trocar seu chuveiro elétrico e não quer substituir a fiação e o disjuntor que já tem instalado, você deve comprar um chuveiro cujas especificações sejam iguais às que você tem aí (capacidade do disjuntor e grossura da fiação).
Caso você faça questão de ter um chuveiro bem potente, que exija fiação mais grossa e disjuntor de maior capacidade do que os existentes na sua casa, então você precisa chamar uma eletricista e fazer o ajuste deste circuito elétrico específico.
Em muitos casos basta substituir o disjuntor e a fiação apenas do chuveiro, sem precisar mexer na fiação da casa toda. Mas, quem deve avaliar isso é uma profissional habilitada, que vai checar se essa mudança implica ou não na necessidade de outros ajustes.
Para te ajudar a entender esse tema, tão importante, em mais detalhes, eu explico isso tudinho nesse vídeo aqui:
E para ficar por dentro de mais dicas e informações como essa, siga o Agiliza Lab no Instagram e inscreva-se no canal do YouTube