O Agiliza Lab nasceu em 2017 como um workshop de manutenção residencial,
com a proposta de ensinar, na prática, como resolver pequenos reparos em casa, com mais autonomia e segurança.
Aproximando a gente do mundo das ferramentas, dos consertos de casa e do faça-você-mesma.
A capacidade de criar e consertar as coisas muda a nossa relação com alguns desafios que aparecem em casa, como consertar uma torneira, trocar uma resistência de chuveiro ou instalar uma prateleira nova.
Este tipo de conhecimento nos dá mais autonomia e independência, ajuda na hora de negociar com prestadorxs de serviços e abre todo um universo de possibilidades criativas!
Para nós, mulheres, é também a oportunidade de explorarmos um tema e um mundo majoritariamente masculino, que tantas vezes já ouvimos que não nos pertence.
Aprender algo novo, desafiar preconceitos e inseguranças, questionar padrões impostos e se aventurar por mundos desconhecidos, fortalecendo nosso próprio senso de autonomia, nos permite acessar uma potência interna que expande nossas possibilidades e nos revela vários talentos e habilidades.
Hoje, além de ensinar como empunhar uma furadeira e instalar uma prateleira, desenvolvemos 4 dimensões que consideramos fundamentais:
AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA
A sensação de problema resolvido e a segurança de conseguir intervir nos espaços que nos cercam reforça nossa autonomia e autoconfiança. Quando superamos uma dificuldade ou aprendemos algo novo, isso nos faz questionar: quais outras limitações eu também posso enfrentar?
ECONOMIA E CONSUMO CONSCIENTE
Saber consertar as coisas tem um impacto financeiro direto, pois elimina o custo de um serviço terceirizado. Nos dá ainda uma dimensão do nosso impacto no ambiente e nos permite estender a vida útil dos objetos, evitando descartes desnecessários.
O RESGATE DO SABER FAZER
Dedicar-se a criar e materializar algo é um caminho que nos permite descobrir talentos, habilidades, dificuldades e vários aspectos do nosso mundo interno. Trazer atenção para o que acontece "dentro", enquanto fazemos algo "fora", é bastante rico e revelador e nos aproxima da gente mesma.
SIM, ISSO TAMBÉM É COISA DE MULHER
A importância de dissolvermos a visão de que “isso é coisa de homem e aquilo de mulher”. Nosso trabalho é também de fazer com que nós, mulheres, possamos nos apropriar de um mundo que disseram não ser nosso e de criar mais e mais referências femininas neste tema.
E quem toca o Agiliza Lab?
Oi, eu sou a Mari Pavan
Sou fundadora do Agiliza Lab, instrutora dos workshops Deixa Que Eu Faço e Palestrante em temas ligados a autonomia feminina, criatividade e empoderamento, sempre por meio das ferramentas e dos reparos de casa.
Minha missão é aproximar as mulheres do mundo das ferramentas, dos consertos de casa e do faça-você-mesma e com isso ganhar mais autonomia na hora de fazer, segurança na hora de negociar e expandir seus horizontes criativos e reforçar sua autoconfiança e senso de capacidade.
Já trabalhei em projetos e temas bem diversos, sendo gestora de projetos na área ambiental e de inovação social e também com design e facilitação de processos e diálogos colaborativos.
No Agiliza, conecto minhas habilidades práticas com experiências anteriores em facilitação de diálogos e inovação, pois acredito que o processo é tão importante quanto o conteúdo. Por isso, coloco muita atenção e dedicação em criar uma experiência e uma didática que seja simples, leve e sempre divertida.
Por que? Porque eu acredito, de verdade, que ferramenta é SIM coisa de mulher e que esse mundo é legal demais pra gente ficar de fora dele :)